Incialmente participaram duas
escolas da Zona Rural a E.M.Constâncio Maranhão(Anfitriã) e a E.M.Caricé de
Tabocas(Visitante), ambas de perfis semelhantes quanto número de Professores,
alunos, tipo de tecnologia(acesso à internet), modalidade e gestão.
O NTM iniciou o processo de interlocução entre ambas as escolas no
período de 18 a 19 de março de 2018, com
visitas nas escolas e apresentando a proposta de intercâmbio, sendo fixada
consensualmente a data de 10 de abril 2018. Nesse período as escolas através da
comunicação via web delinearam o
planejamento para a manhã de 10 de abril. E de forma oportuna devido a proximidade da data comemorativa do dia 15
de abril: Dia Nacional da Conservação do solo,data muito importante para a Zona
Rural, ficando assim decidido iriamos ter a vivências baseada no tema: O solo.
Descrição da ação
planejada pelas professoras: Renata Karlla(Professora da Escola Visitante) e
relatado por Martamiria Santos(Professora da Escola Anfitriã) .
Dia da Interação entre as duas escolas
rurais
Iniciamos essa etapa com uma palavra de bem-vindos para os alunos da
escola visitante. A conversa foi dirigida sobre a data comemorativa do dia 15
de abril: Dia Nacional da Conservação do solo, para situar os alunos visitantes
no tema em que a turma local está vivenciando.
Seguimos com um momento de
levantamento de conhecimentos prévios e hipóteses sobre o tema da turma
visitante e deixamos registrado no nosso cartaz. Exibimos o vídeo que aborda
conceitos sobre o solo:
‘A
importância do solo como recurso para uma vida mais sustentável’
(https://www.youtube.com/watch?v=9NqgxdoJwV0). Seguimos com a leiturização do livro “
Timóteo: O tatu egoísta” de Carla Moreira e Sandra Alves, Editora Bagaço.(usamos
a metodologia contação de história, realizado pela professora Renata Karlla) .
Logo após fizemos preguntas sobre
informações do texto e perguntas a partir da leitura como: Quem já viu um tatu?
E uma toca de tatu? Como você acha que é uma toca de tatu? Que animais poderiam
ir de fato para a festa do tatu? Neste momento, a partir das respostas fizemos as
intervenções necessárias para que os alunos percebam que o solo é fundamental
como habitat e fonte de alimentação
de diversas espécies de animais. E finalizamos com áudio de uma canção. Ainda,
a partir da leitura propomos a
realização de três oficinas:
1ª. OFICINA: ‘MINHOCAS: BICHINHOS IMPORTANTES
NO JARDIM’ (Educação Infantil)
Foi exibido
o vídeo ‘Peixonauta, O caso do jardim
sem flores’ (https://www.youtube.com/watch?v=_Md_fw-1P5Y). Após o vídeo tivemos uma conversa dirigida
sobre a importância de cuidarmos do solo. Em seguida os alunos irão brincar com
o game ‘Jardim da Dora’ (http://www.mrjogos.com.br/jogo/o-jardim-da-dora.jsp),
em que é preciso semear, regar e fertilizar uma plantação. Depois iremos
imprimir a imagem que os alunos capturarão do jogo, utilizando o recurso
‘print’ (disponibilizado pelo próprio jogo). que coloriram essa atividade.
2ª OFICINA: PINTANDO COM SOLOS (1º ao 3º Ano)
Iniciaamos
conversando sobre uma característica importante do solo que é a sua cor, pois a
cor serve para identificar o tipo de solo. Neste momento os alunos manusearam as amostras de alguns solos para
observar as cores. Explicamos que a tonalidade de cada amostra está relacionada
ao tipo de rocha e ao processo de erosão. Receberam um texto sobre como
produzir pigmentos com o solo. Depois da leitura, escolhemos um tipo de solo
para produzir um pigmento. coloriram o
desenho de um tatu com esse pigmento (Desenho fornecido pela Faber-Castell do
aplicativo Floresta sem fim). Após a pintura os alunos utilizaram um Tablet para acessar o APP
‘Floresta sem Fim’ da Faber-Castell,
leram uma ficha técnica sobre o tatu-galinha, e depois por meio do aplicativo fazeram com que seu
tatu ganhe uma versão animada.
3ª OFICINA: TIPOS DE SOLO (4º e 5º Ano)
Apresentamos aos alunos 4 amostras de solo e 4
plaquinhas. O desafio foi identificar
cada tipo de solo. Para isso, os alunos acessaram o site https://www.estudokids.com.br/o-solo-arenoso-argiloso-calcario-e-humoso/, leram o texto sobre os
tipos de solo e relacionaram a leitura com as amostras que receberam,
identificando por escrito cada amostra. Depois prepararam um slide no
PowerPoint com imagens dos tipos de solo.
Depois de concluída as três oficinas os alunos socializaram suas produções.
Esse primeiro encontro foi um ‘Projeto
piloto’, que com certeza tivemos êxito de satisfação por todos os envolvidos, e
brevemente estaremos registrando a próxima etapa do projeto.
Fotos
Saída da E.M. Caricé de Tabocas
Chegada na E.M. Constâcio Maranhão
Recepção
Dinâmica de Apresentação
Apresentação do vídeo introdutório
Contação de História
Oficina 1
Oficina 2
Oficina 3
Alunos e professoras das duas escolas e equipe NTM
Nenhum comentário:
Postar um comentário