menu

terça-feira, 17 de abril de 2018

Intercâmbio Educacional - 1º Encontro - 10/04/2018


Incialmente participaram  duas escolas da Zona Rural a E.M.Constâncio Maranhão(Anfitriã) e a E.M.Caricé de Tabocas(Visitante), ambas de perfis semelhantes quanto número de Professores, alunos, tipo de tecnologia(acesso à internet), modalidade e gestão.
O NTM iniciou o processo de interlocução entre ambas as escolas no período de  18 a 19 de março de 2018, com visitas nas escolas e apresentando a proposta de intercâmbio, sendo fixada consensualmente a data de 10 de abril 2018. Nesse período as escolas através da comunicação via web delinearam  o planejamento para a manhã de 10 de abril. E de forma oportuna devido  a proximidade da data comemorativa do dia 15 de abril: Dia Nacional da Conservação do solo,data muito importante para a Zona Rural, ficando assim decidido iriamos ter a vivências baseada no tema: O solo.
Descrição da ação planejada pelas professoras: Renata Karlla(Professora da Escola Visitante) e relatado por Martamiria Santos(Professora da Escola Anfitriã) .

Dia da Interação entre as duas escolas rurais
                           
Iniciamos essa etapa com uma palavra de bem-vindos para os alunos da escola visitante. A conversa foi dirigida sobre a data comemorativa do dia 15 de abril: Dia Nacional da Conservação do solo, para situar os alunos visitantes no tema em que a turma local está vivenciando.   Seguimos com um momento de levantamento de conhecimentos prévios e hipóteses sobre o tema da turma visitante e deixamos registrado no nosso cartaz. Exibimos o vídeo que aborda conceitos sobre o solo:
A importância do solo como recurso para uma vida mais sustentável’
(https://www.youtube.com/watch?v=9NqgxdoJwV0). Seguimos com a leiturização do livro “ Timóteo: O tatu egoísta” de Carla Moreira e Sandra Alves, Editora Bagaço.(usamos a metodologia contação de história, realizado pela professora Renata Karlla) . Logo após  fizemos preguntas sobre informações do texto e perguntas a partir da leitura como: Quem já viu um tatu? E uma toca de tatu? Como você acha que é uma toca de tatu? Que animais poderiam ir de fato para a festa do tatu? Neste momento, a partir das respostas fizemos as intervenções necessárias para que os alunos percebam que o solo é fundamental como habitat e fonte de alimentação de diversas espécies de animais. E finalizamos com áudio de uma canção. Ainda, a partir da leitura  propomos a realização de três oficinas:

1ª. OFICINA: ‘MINHOCAS: BICHINHOS IMPORTANTES NO JARDIM’ (Educação Infantil)
Foi exibido o vídeo ‘Peixonauta, O caso do jardim sem flores’ (https://www.youtube.com/watch?v=_Md_fw-1P5Y). Após o vídeo tivemos uma conversa dirigida sobre a importância de cuidarmos do solo. Em seguida os alunos irão brincar com o game ‘Jardim da Dora’ (http://www.mrjogos.com.br/jogo/o-jardim-da-dora.jsp), em que é preciso semear, regar e fertilizar uma plantação. Depois iremos imprimir a imagem que os alunos capturarão do jogo, utilizando o recurso ‘print’ (disponibilizado pelo próprio jogo). que coloriram essa atividade.

2ª OFICINA: PINTANDO COM SOLOS (1º ao 3º Ano)
Iniciaamos conversando sobre uma característica importante do solo que é a sua cor, pois a cor serve para identificar o tipo de solo. Neste momento os alunos  manusearam as amostras de alguns solos para observar as cores. Explicamos que a tonalidade de cada amostra está relacionada ao tipo de rocha e ao processo de erosão. Receberam um texto sobre como produzir pigmentos com o solo. Depois da leitura, escolhemos um tipo de solo para produzir um pigmento.  coloriram o desenho de um tatu com esse pigmento (Desenho fornecido pela Faber-Castell do aplicativo Floresta sem fim). Após a pintura os alunos  utilizaram um Tablet para acessar o APP ‘Floresta sem Fim’ da Faber-Castell,  leram uma ficha técnica sobre o tatu-galinha, e depois  por meio do aplicativo fazeram com que seu tatu ganhe uma versão animada.

3ª OFICINA: TIPOS DE SOLO (4º e 5º Ano)
 Apresentamos aos alunos 4 amostras de solo e 4 plaquinhas. O desafio foi  identificar cada tipo de solo. Para isso, os alunos acessaram o site https://www.estudokids.com.br/o-solo-arenoso-argiloso-calcario-e-humoso/, leram o texto sobre os tipos de solo e relacionaram a leitura com as amostras que receberam, identificando por escrito cada amostra. Depois prepararam um slide no PowerPoint com imagens dos tipos de solo.
Depois de concluída as três oficinas os alunos  socializaram suas produções.
            Esse primeiro encontro foi um ‘Projeto piloto’, que com certeza tivemos êxito de satisfação por todos os envolvidos, e brevemente estaremos registrando a próxima etapa do projeto.



Fotos


Saída da E.M. Caricé de Tabocas

Chegada na E.M. Constâcio Maranhão

 Recepção

Dinâmica de Apresentação

Apresentação do vídeo introdutório

Contação de História



Oficina 1



Oficina 2




Oficina 3

Alunos e professoras das duas escolas e equipe NTM



Nenhum comentário:

Postar um comentário