menu

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

10 dicas para ensinar usando uma lousa digital

Com o avanço da tecnologia, todos os setores ganharam novos sistemas e equipamentos modernos, que facilitam tarefas. O mesmo aconteceu com o segmento da educação através da chegada de lousas digitais nas salas de aulas, que vieram para substituir os quadros a base de giz ou caneta.
Entretanto, nem todos educadores conseguem acompanhar o crescimento das tecnologias na sala de aula. Alguns, inclusive, encontram dificuldades no início, o que pode prejudicar seu desempenho do profissional.
Esperamos esclarecer algumas dúvidas e contribuir para a adesão dessa nova tecnologia nas escolas, uma vez que a sua utilização acarreta grandes benefícios para profissional, alunos e instituição.
1 – Pratique
A primeira dica para se acostumar a dar aulas usando uma lousa digital é: pratique. Assim como toda nova tecnologia, é preciso aprender algumas técnicas e assimilar o novo conhecimento para, só então, aplica-lo e repassá-lo aos alunos. Aqui, é importante ter apoio da instituição com aulas e capacitações sobre como usar a lousa. 
2 – Deixe os alunos experimentarem

É claro que os alunos vão querer conhecer a novidade e não há nenhum mal nisso. Deixe que os estudantes vejam como funciona, façam perguntas e experimentem a nova tecnologia. Além de despertar o interesse, eles podem ainda ajudar os professores com eventuais dificuldades, já que os adolescentes apresentam facilidade no uso de novas tecnologias. 
3 – Prepare a aula com antecedência

Para quem ainda está no primeiro ano de uso, é fundamental preparar a aula com antecedência, pensando em quais momentos poderá utilizar a lousa digital. Lembre-se de quem nem toda disciplina ou toda aula será a melhor ocasião para usar o novo equipamento; por isso, use com sabedoria e planejamento. 
4 – Teste as aulas antes de inicia-las

Chegar alguns minutos antes das aulas começarem para fazer testes é outra dica importante no processo de aprendizagem do uso da lousa digital. Caso exista algum erro de imagem ou som, é possível solicitar auxílio técnico em tempo de não prejudicar o andamento da aula. Aqui, também é importante deixar os arquivos que serão utilizados já carregados e abertos para evitar perda de tempo.
5 – Teste a calibração antes de cada aula. Recalibre, se for necessário.

Faça um ponto na lousa e verifique se a posição deste ponto coincide com a ponta da caneta. Se for necessário, recalibre. Caso isso não seja feito, podem aparecer falhas de escrita e de toque, como quando o professor escrever em uma linha mas as letras aparecem em outra posição, por exemplo.
6 – Pergunte se estão todos conseguindo ver

Como a lousa digital trabalha com luz, é importante verificar se todos os alunos conseguem ler com exatidão o que está sendo mostrado. Caso alguém tenha dificuldade, pode ser preciso reposicionar as cadeiras ou até mesmo utilizar o quadro convencional, em casos excepcionais.
7 – Use a lousa digital o máximo possível de tempo

Como o professor não precisa se sentar para utilizar a lousa digital, o ideal é que ela seja usada para todos os momentos da aula. Caso seja preciso pesquisar algum termo em um navegador, por exemplo, é fundamental que o professor faça na própria lousa e não em um computador separado.
8 – Use e abuse da interação aluno-professor-lousa

Ao utilizar a lousa digital, é importante que ela tenha um propósito. As aulas de artes ou geometria podem, inclusive, contar com a participação dos alunos, que têm a chance de interagir com a lousa digital e tornar a aprendizagem mais fácil e interessante.
9 – Mantenha o ritmo

O uso da lousa digital pode tornar as aulas mais rápidas, já que o professor encontra tudo disponível em tela, sem precisar escrever e apagar. Contudo, é importante que o educador não acelere demais as aulas, pois os alunos podem sentir dificuldades em acompanhar. Vale fazer testes sobre onde é possível avançar com mais agilidade e quais temas merecem mais calma e atenção. 
10 – Explore os novos benefícios da lousa digital

A lousa digital é um recuso tecnológico que traz diversos benefícios para os envolvidos. Os profissionais que descobrirem novas técnicas devem compartilhar o conhecimento com os colegas para que todos possam usar o equipamento na sua máxima potencialidade.
Essas são as dicas para quem está começando a ensinar usando uma lousa digital. Com o tempo e a prática, a sua utilização de torna mais fácil e rápida, agilizando processos e melhorando cada vez mais o currículo do professor e da escola.

Sites com Atividades Educativas






Nenhum comentário:

Postar um comentário